TCM 05 – alefilizzola.com (nov 2008)

cpmonoale

TCC – Trabalho de Conclusão do Curso de Produção Publicitária

RESUMO

Este trabalho foi proposto como tema para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), sob a orientação da Professora Adriana Sampaio, do curso de Produção Publicitária da FAZ, Belém, Pará, 2008. O desafio lançado seria o de desenvolver o projeto de um website. Dentre os diversos produtos e abordagens que a internet permitiria, optou-se por se desenvolver um trabalho autoral, baseado na própria obra do elaborador deste estudo. Um espaço virtual onde ele pudesse divulgar tanto seu portfólio pessoal quanto profissional, artigos e opiniões. O resultado apurado, que concilia conceitos da web 2.0 – como blogs e fotologs – valoriza ao conteúdo e prima pela simplicidade. Um sítio na rede mundial de computadores que atende com eficiência às necessidades de uma “existência virtual” do autor.

 

 

baixar PDF
clique aqui para baixar o TCC completo em PDF

 

INTRODUÇÃO

Designer e publicitário em atuação no mercado a mais de 10 anos, o autor pretende com este projeto divulgar o seu trabalho, habilidades e interesses pessoais. Esta demanda surgiu como uma solução eficiente e de baixo custo pra a distribuição de portfólio, currículo e informações mais enriquecidas sobre o estilo de trabalho e potencialidades.

A produção e distribuição deste tipo de material em forma física, impresso e com acabamento, apresenta alto custo financeiro e lentidão na distribuição. A somatória destes aspectos acaba por restringir a disponibilidade imediata e a atualização constante, fatores negativos para o cumprimento da sua melhor função.

Aproveitando os recursos oferecidos pelo meio digital, o site disponibilizará, ainda, artigos e opiniões autorais sobre publicidade, comunicação e design, contribuindo, desta forma, para a imagem de especialista do criador.

Indo além da apresentação do portfólio profissional, haverá um portfólio pessoal com mostra de trabalhos acadêmicos e projetos experimentais em fotografia, artes plásticas, culinária, poesia, pensamentos e roteiros de viagem.

A internet, por suas características multimídia, flexibilidade, disponibilidade de acesso, custo e conveniência, mostra-se como o meio adequado para a idealização e viabilização deste trabalho.

O posicionamento neste meio supre, ainda, à expectativa de clientes, amigos e fornecedores por uma “existência virtual” do autor. O site será um ótimo recurso para consolidar a carreira e abrir novas possibilidades de network e negócios. Mesmo não sendo a produção para web a área de atuação do titular, sua boa representação neste espaço é de suma importância.

Para o embasamento deste trabalho foram pesquisadas fontes que abordam tanto aspectos de usabilidade e princípios de interação com o meio internet, quanto autores relacionados ao design e ao marketing. Depoimentos com usuários dos serviços tratados, colhidos através de conversas informais, troca de e-mails e MSN, também foram utilizados.

O texto está divido em 3 capítulos. O primeiro trata do surgimento da internet, da necessidade do desenvolvimento de estratégias de marketing pessoal pelo autor, de como a web vem interagindo com os hábitos das pessoas que cada vez mais

adotam os princípios da web2.0 e de como tudo isto pode ser utilizado de forma eficiente para o desenvolvimento de um portfólio digital com características de blog. O segundo capítulo lida com o site como produto, traçando suas características básicas, competitivas e o cenário em que está inserido. Finalmente, no terceiro capítulo encontram-se os aspectos práticos sobre a construção e veiculação das páginas.

Este estudo foi importante para destacar o potencial e o valor dos blogs, pois apesar de terem conquistado um inquestionável carisma entre os internautas e sido incorporados pelas empresas como ágeis e práticas ferramentas de comunicação, este formato de site ainda sofre grande preconceito por parte dos setores mais conservadores.

(…)

Para continuar lendo, baixe o TCC completo em PDF

 

Leave a comment