Portais: análise de funções e objetivos

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artigo:
Portais corporativos web: análise de funções e objetivos

“O que se objetiva neste artio é fazer uma reflexão sobre as finalidades do portal e a relação do conteúdo disponibilizado com o público-alvo.” – os autores

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos Teóricos da Informação, do curso de Gestão Estratégica da Informação da Universidade Federal do Estado de  Minas Gerais – Escola de Ciência da Informação, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica da Informação.

Professora: Marta Macedo Kerr Pinheiro
Autores: Alessandro Filizzola, Débora Stephanie, Gabriela Ferreira, Vanessa Pimenta, José Adriano de Sousa

PDF – Slides de apresentação do artigo portais

PDF – artigo Portais: fundamentos e objetivos (havaianas)

Análise complementar:
Os portais e o objeto de estudo presente nos fundamentos da CI

O estudo da informação só faz sentido a partir do momento em que o resultado deteste esforço é útil para a solução de problemas e aplicável em situações práticas de transmissão e recuperação de informações relevantes em cada contexto e favoreçam a geração de conhecimento. Para que isto ocorra, é necessário um ponto de vista central que alinhe e coordene a prática informacional de cada área para a solução de um problema comum: favorecer a conversão de informações em conhecimento, de acordo com as necessidades e particularidades de cada contexto organizado a partir deste ponto de vista central.

A análise de funções e objetivos presentes nos portais coorporativos na internet, mais do que uma análise isolada das informações e de seus meios de disseminação através da comunicação, tem como objeto, de acordo com Gonzales de Goméz (1990), um “Ponto de vista organizador de um domínio transdisciplinar”.

Ainda sobre o que seria este objeto, Geni Fernandes (1995), disse se tratar da “gestão institucional dos saberes”, e esta gestão institucional dos saberes na chamada Era da Informação e do Conhecimento converge para os portais digitais de informação surgidos a partir da popularização e potencial oferecidos pela internet. Segundo Carvalho (2006), “o ideal seria que o portal se tornasse o ambiente com todas as fontes de informação de uma determinada organização, agregando desde informações bem estruturadas até informações não-estruturadas.”

A partir desta constatação, veio a decisão de voltar atenção do artigo escrito por esta equipe – de uma maneira simples, mas não simplista – para as finalidades de um portal e a relação do conteúdo disponibilizado com o seu público desejado.

O portal das sandálias Havaianas foi escolhido como exemplo de uma realização bem sucedida dos conceitos de abordagem transdisciplinar na gestão informacional em torno da marca de um produto brasileiro que se tornou maior que a organização que a fabrica, comunicando-se de forma eficiente e simples através de uma só plataforma com pessoas de todo o mundo.

O case Havaianas exemplifica como a gestão estratégica da informação pode ser feita considerando mídias diversas, e transcender uma área específica do conhecimento convergindo em uma tradução apropriada de informação e conhecimento em símbolos que vão muito além dos estudos isolados da semiótica, da publicidade, da economia, do jornalismo, da informática, da ergonomia, da sociologia, da administração, do estudo de usuários, da estatística, da gestão de riscos, da biblioteconomia, da filosofia, o marketing, do design etc..

Toda esta bagagem está de alguma forma presente no portal www.havaianas.com.br que demonstrou transcender o simples estudo de portais para um bom exemplo de análise dos Fundamentos da Ciência da Informação, relacionando objetivos bem definidos às praticas cotidianas de uma empresa que transformou com sucesso informações em conhecimentos (internos e externos) que possibilitaram e ajudam a sustentar a ascensão mercadológica de um produto com identidade bem definida em um cenário multicultural que desconhece fronteiras.

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